terça-feira, 16 de março de 2010

Tarefas que eram realizadas por humanos e agora pelas maquinas


Cientistas na Florida Atlantic University (FAU) criaram um sistema “híbrido” em tempo real, para analisar as interações entre os seres humanos e máquinas (parceiros virtuais). Eles buscam possibilidades de explorar e compreender uma ampla variedade de interações entre máquinas e mentes, e que o primeiro passo para uma união muito amiga entre o homem e a máquina, e talvez até criar um tipo de máquina totalmente diferente. Será o alvorecer do Skynet?
Há mais de 25 anos, os cientistas do Center for Complex Systems and Brain Sciences (CCSBS) a Faculdade de Ciência Charles E. Schmidt (na FAU), juntamente com outros cientistas ao redor do mundo, tentam decifrar as leis de comportamento coordenado chamado de “coordenação dinâmica”. Ao contrário das leis de movimento de corpos físicos, as equações de coordenação dinâmica descrevem a forma como os estados de coordenação de um sistema evoluem ao longo do tempo, como observado através de quantidades especiais chamadas variáveis coletivas. Estas variáveis coletivas normalmente englobam a interação do organismo e ambiente. Imagine uma máquina cujo comportamento é baseado em muitas equações que são supostamente para governar a coordenação humana. Então, imagine um humano interagindo com a tal máquina, onde tal homem pode modificar o comportamento da máquina e a máquina pode modificar o comportamento dos humanos.
Em um estudo inovador publicado em 3 de junho na PLoS One, um grupo interdisciplinar de cientistas na CCSBS criaram a VPI (Virtual Partner Interaction – Interação Virtual de Parceria), um sistema híbrido de um humano interagindo com um uma máquina. Estes cientistas colocaram as equações de coordenação dinâmica humana na máquina e estudaram em tempo real, as interações entre os humanos e parceiros virtuais. Seus resultados abrem a possibilidade de explorar e compreender uma ampla variedade de interações entre as mentes e máquinas. A VPI pode ser o primeiro passo para estabelecer uma união muito amiga entre o homem e a máquina, e talvez até criar um tipo totalmente diferente de máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário