País subdesenvolvido, país menos avançado ou país menos desenvolvido (LDCs sigla em inglês para Least Developed Countries) são países que, de acordo com as Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo. Um país é classificado como um país menos desenvolvido se preencher três critérios com base em:
Baixa renda (média trienal do PIB per capita de menos de US$ 750, que deve ultrapassar US$ 900 para sair da lista)
Fraqueza em recursos humanos (com base em indicadores de nutrição, saúde, educação e da alfabetização de adultos)
Vulnerabilidade econômica (com base na instabilidade da produção agrícola, a instabilidade das exportações de bens e serviços, a importância econômica das actividades não tradicionais, exportar mercadoria concentração, e desvantagens económicas, bem como a percentagem de população deslocada por desastres naturais)
Os países podem sair da classificação de LDC quando excederem esses critérios. O Escritório do Alto Representante das Nações Unidas para os Países Menos Desenvolvidos, Países em Desenvolvimento sem litoral e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento das Nações Unidas coordena e fornece suporte para serviços de advocacia aos Países Menos Desenvolvidos.
A classificação atualmente (a partir de 16 de abril de 2008) aplica-se a 49 países em todo o planeta.
Em 2007, as Nações Unidas retiraram Cabo Verde da categoria de Países Menos Desenvolvidos. Esta é a segunda vez que isso aconteceu a um país. O primeiro país a sair da classificação de LDC foi Botsuana, em 1994. Samoa pode se tornar o terceiro país a graduar-se deste modo.
terça-feira, 9 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário