terça-feira, 29 de junho de 2010

copa de 2010

A Copa do Mundo de Futebol 2010 foi realizada na África do Sul. Foi a primeira vez que este importante evento futebolístico ocorreu no continente africano.

O jogo de abertura ocorreu no dia 11 de junho e a final, entre Espanha e Holanda aconteceu em 11 de julho.

A primeira fase contou com a participação de 32 seleções, divididas em 8 grupos de 4 países. Somente duas seleções de cada grupo avançou para a segunda fase.

Estádio da Copa do Mundo Soccer City em Johanesburgo: estádio que será palco de jogos da Copa de 2010 (maquete)

Logotipo Oficial da Copa do Mundo de Futebol 2010

O logo oficial da Copa do Mundo da África do Sul foi lançado em 2006, logo após a Copa do Mundo da Alemanha. Ele apresenta elementos da cultura africana, além de destacar a prática do futebol, mostrando em destaque um figura humana estilizada (jogador de futebol) chutando uma bola. No pano de fundo é apresenado o mapa da África, também estilizado, nas cores da bandeira sul-africana. Desta forma, o logo não destaca apenas a África do Sul, mas apresenta a Copa de 2010 como um evento de todo continente.

logotipo da copa do mundo 2010

Mascote

No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA apresentou o mascote da Copa do Mundo de 2010. Trata-se de um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul, enquanto KUMI é a forma escrita do número 10.

mascote da copa 2010 Zakumi: mascote da Copa do Mundo 2010



A Bola da Copa

Desenvolvida pela Adidas, a bola da Copa do Mundo se chama "Jabulani", cujo significado é "para celebrar" em dialeto Bantu isiZulu (um dos onze oficiais da África do Sul). Com predomínio da cor branca, a bola apresenta traços africanos em 11 cores diversificadas. Com apenas 8 gomos, a bola foi desenvolvida com a mais avançada tecnologia esportiva.

Bola da Copa 2010 Bola que foi usada na Copa do Mundo de 2010



Sedes da Copa


Cidade Estádio Capacidade

Cidade do Cabo Green Point Stadium 70.000
Bloemfontein Free State Stadium 48.000
Johanesburgo Soccer City 95.000
Johanesburgo Ellis Park Stadium 60.000
Durban Moses Mabhida Stadium 70.000
Nelspruit Mbombela Stadium 43.000
Polokwane Peter Mokaba Stadium 46.000
Port Elizabeth Nelson Mandela Bay Stadium 50.000
Pretória Loftus Versfeld Stadium 52.000
Rustenburgo Royal Bafokeng Stadium 42.000

Classificação Final

- Campeã : Espanha

- Vice- Campeã: Holanda

- 3º Lugar: Alemanha

- 4º Lugar: Uruguai

Artilheiros da Copa:

- David Villa - Espanha (5 gols)
- Diego Forlán - Uruguai (5 gols)
- Thomas Müller - Alemanha (5 gols)
- Wesley Sneijder - Holanda (5 gols)

populismo

Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.

Frase Exemplo:

Getúlio Vargas foi um presidente que seguiu o populismo.

Explicação da frase:

Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, adotou o populismo como uma das características de seu governo. Apelidado de "pai do pobres", promoveu seu governo com manifestações e discursos populares, principalmente no Dia do Trabalho (1º de maio). Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país. Usou a propaganda para divulgar suas ações de governo.

Palavras derivadas:

Populista (que segue o populismo, que adota um sistema de governo populista)

O globo ocular, com cerca de 25 milímetros de diâmetro, é o responsável pela captação da luz refletida pelos objetos à nossa volta. Essa luz atinge em primeiro lugar nossa córnea, que é um tecido transparente que cobre nossa íris como o vidro de um relógio. Em seu caminho, a luz agora passa através do humor aquoso, penetrando no globo ocular pela pupila, atingindo imediatamente o cristalino que funciona como uma lente de focalização, convergindo então os raios luminosos para um ponto focal sobre a retina. Na retina, mais de cem milhões de células fotossensíveis transformam a luz em impulsos eletroquímicos, que são enviados ao cérebro pelo nervo óptico. No cérebro, mais precisamente no córtex visual ocorre o processamento das imagens recebidas pelo olho direito e esquerdo completando então nossa sensação visual.

O olho humano é um órgão da visão, no qual uma imagem óptica do mundo externo é produzida e transformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro.

Ele é formado pelo globo ocular e seus diversos componentes. Basicamente se restringe a uma lente positiva (convergente) de alto poder refrativo e é formado pela córnea, com +44,00 diop. e o cristalino com +14,00 diop. num total de +58,00 diop.. Seu comprimento, no sentido ântero posterior, é de 24 mm. Entenda-se que estes dados são básicos e naturalmente variações existem.

Os raios luminosos, paralelos, vindos do infinito, penetram no olho pela pupila, convergem-se (com o poder dióptrico positivo) encontrando-se na retina, mais precisamente na fóvea central, que é circundada pela mácula, proporcionando assim visão nítida, o que ocorre com os olhos de visão normal, conhecida como "emétropes".

Uma curiosidade: as imagens, que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça para baixo.Isto é o que ocorre com todo sistema óptico, quando é disposto além da sua distância focal. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dá a sensação que estão na posição normal.

O propósito do olho humano, no processo da visão, é formar uma imagem, no fundo do olho, que é conhecida genericamente como "retina". Podemos considerar que o olho é um instrumento óptico, por tal performance. A necessidade de lentes de óculos, em frente do olho, é determinado pela inexatidão com que esta imagem é formada na retina. Nos casos em que a imagem, ou o encontro focal, acontece fora da fóvea central, provoca uma imagem borrada ou desfocada. Esta imagem é corrigida com lentes oftálmicas com poderes dióptricos, que compensam as deficiências visuais, desde que necessária para fazer a compensação e obtenção de boa visão.

PARTES DO OLHO

Córnea: É a parte saliente e anterior do globo ocular, protuberante e visível. É totalmente transparente e, juntamente com a esclerótica, forma o envoltório externo do globo ocular. Tem uma curvatura acentuada (cerca de 44,00 dioptrias, em média), sua espessura central é de 0,6mm. e a espessura periférica é de 1,3mm., seu diâmetro médio é de 12mm., podendo variar de 11mm. a 12,5mm.

A curvatura da córnea não é esférica. A grande maioria das córneas tem uma superfície tórica, ou seja, na direção vertical tem uma curvatura ligeiramente mais acentuada do que na direção horizontal. Estas diferenças de curvatura podem estar situadas em diversas direções, originando-se daí a maior parte dos astigmatismos.

Por outro lado, esta curvatura vai se aplanando, à medida que se afasta da zona óptica central – com 6mm. de diâmetro – tendo a córnea portanto uma superfície asférica. Por esta razão as lentes de contato mantém-se centradas na córnea.

A córnea cobre ligeiramente a íris e a pupila, por onde a luz passa. Esta parte do olho tem a forma aproximada de uma lente negativa e seu raio interno é ligeiramente menor do que o raio externo.

Sua espessura central é muito pequena. Tem ela 0,6mm., mas ela possui 6 camadas que são: Epitélio (a camada externa), Bowman (a meio externa), Estroma (a do meio), Descemet (a meio interna), Endotélio (a camada interna) e sua zona óptica central, opticamente pura, tem 6mm. de diâmetro, sendo daí para maior, composta de aberrações.

É portanto a córnea um elemento de suma importância no sistema dióptrico do aparelho visual, pois com sua curva acentuada, é o principal meio que faz com que os raios paralelos, que vem do infinito, se convirjam e cheguem juntos à fóvea central.

Íris: É o colorido do olho. Trata-se de uma membrana de forma circular, com 12mm. de diâmetro com uma abertura circular, no centro, chamada de "pupila", cujo diâmetro médio é de 4,4mm. (em ambiente interno). A pupila tem uma aparência preta mas é totalmente transparente e todas as imagens que vemos passam através dela.

A íris fica localizada entre a córnea e o cristalino. Ela funciona como se fora uma espécie de diafragma de máquina fotográfica. Quando exposta a muita luminosidade, diminui sua abertura central, e ao contrário, quando exposta a pouca luminosidade, dilata-se, aumentando o tamanho da pupila. Sua função é controlar a entrada de luz no olho e tem papel preponderante na acuidade visual.

Humor Aquoso: trata-se de uma substância semi-líquida, transparente, semelhante a uma gelatina incolor. Esta substância preenche a câmara anterior do olho e, pela sua pressão interna, faz com que a córnea se torne protuberante.

O humor aquoso é renovado lenta e constantemente e o seu excesso é escoado pelo canal de Schlemn. Quando este canal entope, o olho fica com excessiva pressão, sendo uma das causas do glaucoma, doença que danifica a fóvea central, podendo causar cegueira parcial.

Cristalino: Corpo aproximadamente biconvexo, em forma de lente, transparente, com um poder dióptrico de perto de +14,00 diop., localizado logo atrás da íris, entre a câmara anterior e a câmara posterior do olho. A função principal do cristalino é permitir a visão nítida em todas as distâncias. Quando se olha para perto, o cristalino torna-se convergente, aumentando o seu poder de refração e quando se olha para longe, torna-se menos convergente, diminuindo seu poder dióptrico. Isso faz com que a visão seja nítida em todas as distâncias. O cristalino é uma lente que, através da sua variação dióptrica, conhecida como acomodação, torna possível visão nítida, para perto, para longe e para todas as distâncias. Esta acomodação diminui, à medida que os anos passam, até que surge a presbiopia.

Músculo Ciliar: Quem promove a acomodação, feita pelo cristalino, é o músculo ciliar, que o circunda, através de pequenos ligamentos ciliares.

Corpo Vítreo: É também conhecido como " Humor Vítreo ". É uma substância totalmente transparente, semelhante ao humor aquoso, que preenche internamente o globo ocular, fazendo com que tome a forma aproximada de uma esfera, com a protuberância da córnea.

Esclerótica: Também conhecida como esclera. É o conhecido " Branco do Olho " e trata-se de uma camada que envolve externamente o globo ocular.

Coróide: Trata-se de uma membrana conjuntiva, localizada entre a esclerótica e a retina que liga o nervo óptico à ora serrata e nutre a retina. Também conhecida com "úvea" e é assim chamada porque é toda entrecortada de vasos sangüíneos, numa verdadeira trama de pequenas veias que envolvem o globo ocular, tornando a câmara posterior um local escuro, condição primordial para uma boa visão. Quando observa-se a pupila, tem-se a impressão de ser ela preta mas é apenas a câmara posterior que é escurecida pela coróide, dando a falsa impressão da pupila ser preta.

Retina: É a camada que envolve internamente ¾ partes do globo ocular e tem papel importantíssimo na visão. É ela composta de milhares de células sensíveis à luz, conhecidas como fotossensoras. Estas células são conhecidas como: Cones (pertinentes à visão a cores) e Bastonetes (são os que proporcionam a visão em preto e branco e visão noturna).

A retina, na sua área periférica, oferece uma acuidade visual de apenas 1/10 ou 20/200 que é uma visão deficiente, obtida quando se vê somente a maior letra do quadro de optotipos.

Fóvea Central: Fica localizada no fundo da retina, ligeiramente para o lado temporal e seu tamanho é de 3mm. de largura por 2mm. de altura. Como se nota é bem pequena e é nela onde há o encontro focal dos raios paralelos que penetram no olho. A fóvea é de suma importância para a visão pois a acuidade visual, nela obtida, e de 10/10 ou 20/20 (um inteiro), ou 100%, ou seja, a visão normal de uma pessoa emétrope. Fora da fóvea a acuidade visual vai gradativamente perdendo a eficiência, à medida que a concentração de cones, vai reduzindo. Basicamente a fóvea é composta de três cones: um para a cor verde, outro para a amarela e outro para a vermelha.

Ponto cego: O ser humano tem um pequeno ponto cego no olho. Fica localizado no fundo da retina. Está situado ao lado da fóvea e é o ponto que liga a retina ao nervo óptico. Estranhamente é desprovido de visão. Na figura ao lado é representado pelo ponto amarelo

Nervo óptico: É um grupo de fibras nervosas, de forma tubular, com algumas artérias, que conduz as imagens captadas pela retina e fóvea, para o córtex cerebral. Seu ponto de ligação com a retina é o ponto cego do olho.

Músculos externos: Também conhecidos como "extrínsecos". Os globos oculares têm seus movimentos conduzidos pelos músculos externos. Quatro destes músculos são chamados de "reto" e são os seguintes: Reto superior (responsável pela movimentação do globo para cima), Reto inferior (responsável pela movimentação do globo para baixo), Reto interno (responsável pela movimentação do globo para o lado nasal) e Reto externo (responsável pela movimentação do globo para o lado temporal).

Outros dois músculos são conhecidos como oblíquos: Oblíquo superior e Oblíquo inferior, ambos responsáveis pelos movimentos rotativos do olho.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Era Vargas

Biografia

Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. De origem gaúcha (nasceu na cidade de São Borja), Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

Revolução de 1930 e entrada no poder

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.

Realizações

Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

O Segundo Mandato

Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do " Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.

O suicídio de Vargas

Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.

Conclusão

Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.



www.brasilescola.com

terça-feira, 15 de junho de 2010

Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010
A seleção brasileira se classificou para a Copa do Mundo de 2010 nas eliminatórias da América do Sul com três rodadas de antecedência. A classificação do Brasil veio com uma vitória sobre o maio rival em sua própria casa. A seleção brasileira venceu a Argentina em Rosário por 3 a 1 em 5 de setembro de 2009.

Desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010
Colocação final:
Jogos:
Vitórias:
Empates:
Derrotas:
Gols Pró:
Gols Contra:
Cartões Amarelos:
Cartões Vermelhos:
Artilheiro:

Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010
Confederação: CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol)
Data da classificação para a Copa do Mundo de 2010: 05/09/2009
Colocação: 1º lugar (34 pontos em 18 jogos; 9 vitórias, 7 empates e 2 derrotas; 33 gols a favor e 11 contra - saldo positivo de 22 gols).
Artilheiro da seleção: Luís Fabiano (9 gols).

Campanha e classificação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010
Grupo G da Primeira Fase da Copa do Mundo de 2010
C - País - P - J - V - E - D - GP - GC - S
1 - Brasil - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0
1 - Coreia do Norte - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0
1 - Costa do Marfim - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0
1 - Portugal - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0 - 0

Data e horário dos jogos da Seleção Brasileira na Primeira Fase da Copa do Mundo de 2010
15/06 - 15:30 - Brasil x Coreia do Norte
Ellis Park, Joanesburgo

20/06 - 15:30 - Brasil x Costa do Marfim
Soccer City Stadium, Joanesburgo

25/06 - 11:00 - Portugal x Brasil
Moses Mabhida Stadium, Durban

Jogos da Seleção Brasileira nas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2010
Para chegar às oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2010 o Brasil tem que ficar entre os dois primeiros lugares de seu grupo na Primeira fase. Se o Brasil ficar em primeiro em seu grupo enfrenta o segundo lugar do Grupo H (Espanha, Suíça, Honduras e Chile). Se o Brasil ficar em segundo lugar em seu grupo enfrenta o primeiro lugar do Grupo H.

Fichas dos jogos da Seleção Brasileira na Primeira Fase da Copa do Mundo de 2010
Ficha do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2010
Brasil x Coreia do Norte
Data - 15/06/2010
Dia da Semana - Terça-feira
Horário Local - 20:30h
Horário de Brasília - 15:30h
Estádio - Ellis Park
Cidade - Joanesburgo
Escalação do Brasil - | Técnico - Dunga
Escalação da Coreia do Norte - | Técnico - Kim Jong-Hun
Cartões amarelos -
Cartão vermelho -
Gols - 1º Tempo - 2º Tempo -
Árbitro - Viktor Kassai (Hungria)
Auxiliares - Tibor Vamos (Hungria) e Subkhiddin Mohd Salleh (Malásia)
Público -
Renda -

Ficha do segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2010
Brasil x Costa do Marfim
Data - 20/06/2010
Dia da Semana - Domingo
Horário Local - 20:30h
Horário de Brasília - 15:30h
Estádio - Soccer City Stadium
Cidade - Joanesburgo
Escalação do Brasil - | Técnico - Dunga
Escalação da Costa do Marfim - | Técnico - Sven-Göran Eriksson
Cartões amarelos -
Cartão vermelho -
Gols - 1º Tempo - 2º Tempo -
Árbitro - (País)
Auxiliares - (País)
Público -
Renda -

Ficha do terceiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2010
Portugal x Brasil
Data - 25/06/2010
Dia da Semana - Sexta-feira
Horário Local - 16:00h
Horário de Brasília - 11:00h
Estádio - Moses Mabhida Stadium
Cidade - Durban
Escalação de Portugal - | Técnico - Carlos Queiroz
Escalação do Brasil - | Técnico - Dunga
Cartões amarelos -
Cartão vermelho -
Gols - 1º Tempo - 2º Tempo -
Árbitro - (País)
Auxiliares - (País)
Público -
Renda -

Jogadores da Seleção Brasileira convocados para a Copa do Mundo de 2010
Foi divulgada em 11 de maio a lista com os 23 jogadores que irão disputar a Copa do Mundo da África do Sul de 2010. Dunga descartou os clamores pela convocação de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho. Além de deixar de fora medalhões como Ronaldo, Adriano e Roberto Carlos. Confira a lista oficial dos jogadores convocados pelo Brasil para disputar a Copa do Mundo de 2010. No dia 1º de junho foram divulgados os números dos jogadores da Seleção Brasileira que disputarão a Copa do Mundo de 2010.

1 - G - Júlio César - Internazionale
2 - D - Maicon - Internazionale
3 - D - Lúcio - Internazionale
4 - D - Juan - Roma
5 - M - Felipe Melo - Juventus
6 - D - Michel Bastos - Lyon
7 - M - Elano - Galatasaray
8 - M - Gilberto Silva - Panathinaikos
9 - F - Luís Fabiano - Sevilla
10 - M - Kaká - Real Madrid
11 - F - Robinho - Santos
12 - G - Gomes - Tottenham
13 - D - Daniel Alves - Barcelona
14 - D - Luisão - Benfica
15 - D - Thiago Silva - Milan
16 - D - Gilberto - Cruzeiro
17 - M - Josué - Wolfsburg
18 - M - Ramires - Benfica
19 - M - Júlio Baptista - Roma
20 - M - Kléberson - Flamengo
21 - F - Nilmar - Villarreal
22 - G - Doni - Roma
23 - F - Grafite - Wolfsburg

Técnico - Dunga

Copa do Mundo de 2010

Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na África do Sul. É a primeira vez que este importante evento futebolístico ocorre no continente africano.

O jogo de abertura vai ocorrer no dia 11 de junho e a final em 11 de julho.

A primeira fase contará com a participação de 32 seleções, divididas em 8 grupos de 4 países. Somente duas seleções de cada grupo avança para a segunda fase.

Estádio da Copa do Mundo Soccer City em Johanesburgo: estádio que será palco de jogos da Copa de 2010 (maquete)

Logotipo Oficial da Copa do Mundo de Futebol 2010

O logo oficial da Copa do Mundo da África do Sul foi lançado em 2006, logo após a Copa do Mundo da Alemanha. Ele apresenta elementos da cultura africana, além de destacar a prática do futebol, mostrando em destaque um figura humana estilizada (jogador de futebol) chutando uma bola. No pano de fundo é apresenado o mapa da África, também estilizado, nas cores da bandeira sul-africana. Desta forma, o logo não destaca apenas a África do Sul, mas apresenta a Copa de 2010 como um evento de todo continente.

<span class=logotipo da copa do mundo 2010" border="0" height="154" width="160">

Mascote

No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA apresentou o mascote da Copa do Mundo de 2010. Trata-se de um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul, enquanto KUMI é a forma escrita do número 10.

mascote da copa 2010 Zakumi: mascote da Copa do Mundo 2010

A Bola da Copa

Desenvolvida pela Adidas, a bola da Copa do Mundo se chama "Jabulani", cujo significado é "para celebrar" em dialeto Bantu isiZulu (um dos onze oficiais da África do Sul). Com predomínio da cor branca, a bola apresenta traços africanos em 11 cores diversificadas. Com apenas 8 gomos, a bola foi desenvolvida com a mais avançada tecnologia, que proporcionará total estabilidade.

Bola da  Copa 2010 Bola que será usada na Copa do Mundo de 2010

Copa do Mundo


  • História das Copas do Mundo
  • De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.
  • A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
  • A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
  • Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
  • Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
  • O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
  • Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
  • Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
  • Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
  • Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
  • Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
  • Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.
  • Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.
  • Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol
  • - O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;
  • - O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
  • - O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
  • - A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
  • - A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
  • - As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.
  • Os campeões de todos os tempos
  • Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006).
  • Sugestões de leitura:
  • - Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo - Paulo Vinicius Coelho, Panda Books
  • - Moderno Almanaque das Copas do Mundo - Gláucia Parreira, Yendis
  • - Copas do Mundo: Histórias e Estatísticas - Luiz Fernando Baggio Monclar, Axcell Books
  • - Brasil em Copas do Mundo - Barbosa Filho, Panoramas do Saber.
História das Copas do Mundo

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.

Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.

Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.

Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.

Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.

Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol

- O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;

- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;

- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;

- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;

- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;

- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.

Os campeões de todos os tempos

Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006).

Sugestões de leitura:

- Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo - Paulo Vinicius Coelho, Panda Books

- Moderno Almanaque das Copas do Mundo - Gláucia Parreira, Yendis

- Copas do Mundo: Histórias e Estatísticas - Luiz Fernando Baggio Monclar, Axcell Books

- Brasil em Copas do Mundo - Barbosa Filho, Panoramas do Saber.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Agropecuaria da Ásia


A atividade econômica mais difundida em todo o continente é a agricultura, ressaltando-se o cultivo do arroz em toda a vasta região atingida pelas monções. Mais ao norte, o trigo é intensamente cultivado; em áreas menos férteis, o solo é ainda aproveitado pára a produção de cevada, milho e outros cereais. Em todas essas culturas, a China sobressai, apresentando-se como um dos quatro maiores produtores mundiais.

Além dos cereais, merecem destaque os cultivos de fumo, chá, juta, algodão, pimenta e borracha. Na China e Japão cultiva-se também a amoreira, cujas folhas servem de alimento ao bicho-da-seda. Dos casulos desse animal são extraídos fios com que se fazem tecidos muito apreciados em todo o mundo.

A pecuária é outra atividade muito comum no continente. A China é grande produtora de animais de pequeno porte, sendo o primeiro produtor mundial de suínos, o terceiro de ovinos e o quinto de bovinos. A Índia, por sua vez, possui o maior rebanho bovino do mundo, o qual, no entanto, não é aproveitado para a alimentação da população, a maioria seguidora do hinduísmo, religião que considera sagrados esses animais.

Ásia


A Ásia é um continente cujas terras estão localizadas, em maior parte, no hemisfério norte (oriental e setentrional). Ao norte, a Ásia é banhada pelo Oceano Ártico; ao sul pelo Oceano Índico; ao leste pelo Oceano Pacífico e a oeste faz fronteira com a Europa e África.

Informações importantes sobre a Ásia:

- A área do continente asiático é de 44.482.000 km². É o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas.

- É também o continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial).

O clima da Ásia pode ser dividido em quatro regiões climáticas:

- Clima Siberiano (extremo norte da Ásia): temperatura baixíssimas, presença de tundra ao norte, taiga no centro e estepes ao sul.

- Clima Mediterrâneo (Ásia Menor): verões quentes e secos e invernos com muita chuva.

- Clima Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite. Regiões áridas com baixo índice pluviométrico (chuvas).

- Clima de Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso.

- No campo econômico destaca-se o Japão (economia forte e industrializada desde o fim da Segunda Guerra Mundial), a Índia e a China. Estes últimos países vêm apresentando forte crescimento econômico desde a década de 90. O PIB (Produto Interno Bruto) da China, por exemplo, apresenta crescimento, em média, de 10% ao ano (nos últimos anos). O Bloco econômico mais importante na Ásia é a APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, traduzido, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico). Atualmente, fazem parte 20 países e uma região administrativa especial da China (Hong Kong), sendo que a maioria é de países asiáticos (Austrália, Brunei, Chile, Canadá, China, Indonésia, , Japão, Coréia do Sul, México, Malásia, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Filipinas, Rússia, Peru, Cingapura; Taiwan, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã).

- As principais religiões seguidas no continente são: islamismo, hinduísmo e budismo.

- O analfabetismo vem diminuindo no continente, atingindo, aproximadamente, 23 % da população.

- As cidades mais populosas da Ásia são: Mumbai ou Bombaim na Índia (18,3 milhões), Calcutá na Índia (14,7 milhões) e Xangai na China (17,1 milhões) e Tóquio no Japão (12,3 milhões de habitantes).

- Países que fazem parte da Ásia: Afeganistão, Arábia Saudita, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, República Popular da China, Chipre, Cingapura, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Geórgia, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Maldivas, Malásia, Mongólia, Mianmar, Nepal, Omã, Paquistão, Qatar, Quirguistão, Rússia, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.

- Territórios asiáticos: Cisjordânia, Chagos, Cocos, Faixa de Gaza, Macau, Hong Kong, e Ilhas Christimas.

- Principais rios da Ásia: Yangtze, Ienissei, Huang He, Amur, Lena, Mekong, Volga, Eufrates e Indo.

- Principais ilhas da Ásia: Grande Comore, ilhas Agalega, Sumatra, Honshu, Sulawesi, Java e Bornéu.