terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo de 2010

Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na África do Sul. É a primeira vez que este importante evento futebolístico ocorre no continente africano.

O jogo de abertura vai ocorrer no dia 11 de junho e a final em 11 de julho.

A primeira fase contará com a participação de 32 seleções, divididas em 8 grupos de 4 países. Somente duas seleções de cada grupo avança para a segunda fase.

Estádio da Copa do Mundo Soccer City em Johanesburgo: estádio que será palco de jogos da Copa de 2010 (maquete)

Logotipo Oficial da Copa do Mundo de Futebol 2010

O logo oficial da Copa do Mundo da África do Sul foi lançado em 2006, logo após a Copa do Mundo da Alemanha. Ele apresenta elementos da cultura africana, além de destacar a prática do futebol, mostrando em destaque um figura humana estilizada (jogador de futebol) chutando uma bola. No pano de fundo é apresenado o mapa da África, também estilizado, nas cores da bandeira sul-africana. Desta forma, o logo não destaca apenas a África do Sul, mas apresenta a Copa de 2010 como um evento de todo continente.

<span class=logotipo da copa do mundo 2010" border="0" height="154" width="160">

Mascote

No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA apresentou o mascote da Copa do Mundo de 2010. Trata-se de um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul, enquanto KUMI é a forma escrita do número 10.

mascote da copa 2010 Zakumi: mascote da Copa do Mundo 2010

A Bola da Copa

Desenvolvida pela Adidas, a bola da Copa do Mundo se chama "Jabulani", cujo significado é "para celebrar" em dialeto Bantu isiZulu (um dos onze oficiais da África do Sul). Com predomínio da cor branca, a bola apresenta traços africanos em 11 cores diversificadas. Com apenas 8 gomos, a bola foi desenvolvida com a mais avançada tecnologia, que proporcionará total estabilidade.

Bola da  Copa 2010 Bola que será usada na Copa do Mundo de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário